domingo, 16 de janeiro de 2011

Modulo 8 - Romantismo e Impressionismo




- O que é o Impressionismo?
O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.  
- Característica do Impressionismo?
A pintura deve registar as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstracção do ser humano para representar imagens.
 As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.  

- Características do Impressionismo Os artistas aplicaram uma técnica revolucionária de pintura que consistia em:
• Pinceladas curtas, de cores puras; • Figuras sem contornos bem definidos; • Ilusão perfeita da vibração da luz e cor; • Valorização da luz e da cor; • Temas do quotidiano; • Impressão do momento.

- Alguns dos principais representantes:
- Claude Monet (1840-1926), que se inspirou em paisagens e em aspectos da vida contemporânea como máquinas a vapor e estações ferroviárias;
- Edgar Degas (1834-1917), pintou essencialmente bailarinas e corrida de cavalos;
- Pierre Ausguste Renoir (1841-1919), pintou retratos, figuras femininas, paisagens e cenas do quotidiano.



Casa Milà, projeto de Antoni Gaudí



O Impressionismo marca uma grande ruptura no estilo artístico europeu, é o chamado “advento das Vanguardas”. Sua principal característica é a tentativa de registrar nas telas o efeito da luz sobre os objectos, e as consequentes mudanças que essa luz provoca nas cores da natureza.
Na verdade o Impressionismo não possuía nenhuma “teoria”, mas sim algumas considerações gerais que eram seguidas na prática.

Principais Características do Impressionismo:
A pintura deve registar a tonalidade que os objectos adquirem ao reflectir a luz solar, já que as cores na natureza se modificam constantemente dependendo da incidência da luz do sol.
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstracção do ser humano para representar as imagens.
As sombras devem ser luminosas e coloridas, não escuras ou pretas, como eram representadas anteriormente.
Princípios da pintura impressionista:
- O preto jamais é usado em uma obra impressionista
- A cor não é uma qualidade permanente na natureza, porque suas tonalidades estão constantemente mudando, sob a ação da luz solar.
- A linha não existe na natureza, é uma abstracção criada pelo espírito do homem para representar suas imagens visuais;
- As sombras não são pretas nem escuras como foram convencionalmente representadas no passado, mas luminosas e coloridas;
- A aplicação dos contrastes das cores, com reflexos luminosos, segundo a lei das complementares;
- A dissociação ou mistura óptica das cores em substituição à mistura das tintas na paleta - pontilhismo, divisionismo ou neo-impressionismo.

Características gerais

- Inspiração realista, pinta somente o que vê;
- Carácter eminentemente visual, não se interessa pelos valores subjectivos, psicológicos ou intelectuais, o impressionista é considerado um artista alienado dos problemas sociais;
- Natureza científica resultante de simples intuição artística, a princípio é comprovada por investigação no campo da física e química.
- Concepção dinâmica do Universo pelo constante fluir de luzes e cores, dinâmica do universo sob incessantes transformações. Para o impressionista nada existe na realidade de permanente estático.

Mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica.
Preferência pelos pintores em representar uma natureza morta do que um objecto.



Monet – A Ponte Japonesa



Monet - Catedral de Rouen


Renoir – Retrato de Claude Monet


Os principais artistas do Impressionismo são Claude Monet, Pierre Auguste Renoir e Edgar Degas.
Todos utilizadores da característica clássica do Impressionismo, manchas coloridas que são unidas visualmente pelo espectador.
A grande maioria dos Impressionistas preferia representações de cenas ao ar livre, pois assim notava-se mais claramente a influência da luz na percepção dos objectos; nesse contexto, uma das raras excepções é Degas, que representava o quotidiano das pessoas em ambientes fechados sobre a influência da luz artificial.

O pontilhismo
A partir de 1886, começam a surgir artistas que dão novas perspectivas ao Impressionismo, o principal pode-mos citar Georges Seurat e Paul Signac.
Esses artistas vão aprofundar o conceito de percepção óptica reduzindo as pinceladas ao um conjunto de pontos uniformes, que no seu conjunto, dão ao observador a percepção de uma cena.
Essa técnica foi chamada de Pontilhismo, ou divisionismo, porque as figuras, são representadas em minúsculos fragmentos ou pontos, cabendo ao observador percebê-las como um todo plenamente organizado.

"Domingo à tarde na Ilha da Grande Jatte"



"A noite estrelada", Van Gogh





Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX.
 Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo.
O Romantismo surgiu na Europa numa época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra.

Características gerais:
- a valorização dos sentimentos e da imaginação; 
- o nacionalismo; 
- a valorização da natureza como princípios da criação artística;
- os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 

O romantismo seria dividido em 3 gerações:
1ºgeração — As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjectivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, presente da colectânea de textos e documentos de carácter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, fato atribuído à época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.
2ºgeração — Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.
3ºgeração — Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irónica, com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.
A pintura do Romantismo encontrasse na pintura
ocidental num período de mais de cem anos entre o fim do século XVIII e o fim do século XIX, como uma reacção ao equilíbrio, impessoalidade, racionalidade e sobriedade do classicismo, e cuja ênfase estava na expressão de visões pessoais fortemente coloridas pela emoção dramática e irracional.

Características da pintura:
- Aproximação das formas barrocas;
- Composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador; 
- Valorização das cores e do claro-escuro; e
- Dramaticidade 


Temas da pintura:
- Fatos reais da história nacional e contemporânea da vida dos artistas; 
- Natureza revelando um dinamismo equivalente as emoções humanas;
- Mitologia Grega 

Goya 
Obra destacada: Os Fuzilamentos de 3 de Maio de 1808.
Turner 
Obras destacadas: Chuva, Vapor e Velocidade e O Grande Canal, Veneza.
Eugène Delacroix 
Obras destacadas:“A Liberdade Guiando o Povo” 

A escultura encontrou os meios técnicos e formais para exaltar os sentimentos e as emoções, ganhando expressividade e dinamismo.
 
A temática, vibrante e dramática, exaltava o sentimento ou a imaginação, e consequentemente inspirou-se:
- Na natureza (animais e plantas);
- Em temas heróicos;
- Em cenas fantasistas ou alegóricas, retiradas da imaginação.
   
O mármore, continuou a ser o material predilecto mas, aos poucos juntou-se com o bronze, a madeira e outros.
 
Alguns dos escultores românticos franceses mais significativos foram:
- AugustePréault;
- François Rude;
- Antoine-Louis Barye;
- Jean-Baptiste Carpeaux;
- Frédéric-Auguste Barholdi.

Romantismo na Arquitectura :
- Foi a passagem da “forma medida” para a “forma sentida”;
- Manifestou-se sobretudo pela forma e decoração, desvalorizando os aspectos estruturais ou técnicos;
- Influência das culturas orientais;
- Ecletismo que surge por crítica aos revivalismos exagerados;
- Desprezo pelas regras das academias neoclássicas, inspiradas nos valores da ordem e proporção da simetria e da harmonia;
- Irregularidade da estrutura


1 comentário:

  1. Ótimo, aqui deixo uma lista dos melhores pintores de todos os tempos,
    https://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy

    1 Charles Angrand
    2 Chuck Close
    3Henri-Edmond Cross
    4 Hippolyte Petitjean
    5 Georges Lemmen
    6 Maximilien Luce
    7 Camille Pissarro
    8 Georges Seurat
    9 Paul Signac
    10 Gabino Amaya Cacho
    11 Ivette Bassam
    12 Yayoi Kusama
    13 Dionicio Veraméndez
    14 Kevin Sprouls
    15 Miguel Endara

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