domingo, 29 de maio de 2011

Modulo 10 - Publicidade

O consumo é a actividade que consiste na posse de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica na posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção,  distribuição e comercialização.

1 Ao longo do tempo, temo-nos deparado com a evolução da ciência. Esse avanço tecnológico tem chegado até nós por variadíssimos veículos de comunicação. Em paralelo com a ciência, o nosso envolvimento com os meios de informação tem aumentado a todos os níveis. Actualmente, há uma maior ligação entre os diferentes países. Essa situação deve-se ao facto de haver uma evolução constante da tecnologia.
Esse avanço tecnológico, faz com que sejamos “bombardeados” a toda a hora por notícias do exterior, todavia mais vale informação a mais do que, vivermos permanentemente num cerco fechado, completamente alheios ao mundo.

2 O “internetês” (linguagem escrita utilizada na comunicação mobile) exige rapidez no diálogo, com o objectivo de ganhar tempo sem perder as informações, mesmo que isso represente algum tipo de infracção das normas gramaticais. Assim sendo, no que toca à produção escrita trata-se de uma modalidade de língua que dispensa formalidades. A Internet vulgariza e populariza novas formas de divulgação, de recepção e de conhecimento.

3 O anúncio publicitário deve obedecer aos seguintes aspectos: AIDMA
ATENÇÃO   INTERESSE  DESEJO  MEMORIZAÇÃO    ACÇÃO
Atenção prende-se com um grafismo sugestivo
O interesse com a linguagem
O desejo com os estímulos
A memorização com técnicas de fixação
A acção com o acto de aquisição do produto (a compra)

4 O anúncio publicitário deve ser constituído por:
Um SLOGAN - texto original, breve, com uma linguagem simples que facilite a sua retenção na memória
Uma IMAGEM - de preferência as cores para despertar a atenção.
Um TEXTO DE ARGUMENTAÇÃO -complementar ao slogan, explicitando mais detalhadamente o produto a promover.
Um SÍMBOLO DA MARCA do produto

5 O objectivo primordial do texto publicitário é persuadir e incentivar o consumo, para isso serve-se de vários recursos estilísticos:
Aliteração
onomatopeia
rima
repetição
Abundaria de adjectivos

6 As funções da linguagem predominantes no texto publicitário são:
Função poética: uso de figuras de estilo (referidas em 3)
Função apelativa: uso do imperativo; do vocativo; do infinito e do conjuntivo com valor imperativo

7 A publicidade baseia-se em três princípios, que são:
Publicidade é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objectivo promover a venda de produtos ou prestar serviços. Baseia-se em três princípios:

Estudo do mercado - deve conhecer-se bem o mercado, a concorrência, para que a venda seja eficaz
Marketing - uso de técnicas  para convencer o receptor a comprar a mercadoria. Normalmente, fazem-se promoções, enviam-se amostras, etc.
Motivação - devem utilizar-se todos os processos par persuadir o consumidor.


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