sábado, 19 de março de 2011

Guernica - Pablo Picasso

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Espanha, 25 de outubro de 1881 — França, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhador espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.



Historia do Guernica

"Guernica (em basco Gernika) é uma pequena localidade no País Basco. Esta Localidade foi bombardeada pela Luftwaffe, a força aérea nazi em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, o que inspirou Pablo Picasso a criar sua famosa obra "Guernica".
O painel foi pintado em 1937, por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola.
Medindo 350 por 782 cm, esta tela representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola. Actualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
 Conta-se que, em 1940, com Paris ocupada pelos nazis, um oficial alemão, ao ver de uma fotografia do quadro, perguntou a Picasso se tinha sido ele o criador . O pintor respondeu "Não, foram vocês!".
A pintura foi feita sem usar de cores, a preto e branco - era algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista pela destruição da pequena cidade. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios destruídos pelo intenso bombardeamento. 


Composição
A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da cidadezinha espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.
Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais - e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.
Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.
Esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para os que vissem, o que ele estava sentindo, um vazio por dentro de si, um conflito, uma guerra consigo mesmo buscando resposta pra sua vida amorosa , e toda vez que ele via o quadro, pensava consigo mesmo, será que o meu problema é maior que essa guerra, ou tem mais importância para os outros, e naquele momento ele conseguia esquecer. O que para nós demonstra uma grande preocupação por parte do autor do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário